Cozinhar para o Aniversário das Crianças

Imagem retirada da net
(https://colline.co/wp-content/uploads/2015/03/perfect-party-theme-ideas-for-kids-rainbow)

Creio que esta seja a parte mais complicada por ser a mais trabalhosa. Embora seja um pouco desgastante não me parece que seja necessário contratar quem o faça. Até mesmo quem não tem jeito para a cozinha pode fazer autênticas maravilhas. Para não falar do dinheiro que se poupa se formos nós a fazer. Primeiro há que procurar receitas fáceis, simples e rápidas. A internet é um excelente aliado. Depois um bom truque é testá-las antes. Assim teremos a certeza do sabor e ficamos com noção do tempo que cada receita demorará a preparar. Também é importante transcrevermos as receitas para papel porque assim evitamos que falhe alguma coisa. Tudo o que puder ser preparado de véspera deve ser feito como descascar batatas, cebolas, alhos, são coisas simples mas que nos roubam imenso tempo. As sobremesas e os doces também devem ser feitos atempadamente, há doces que aguentam perfeitamente no frigorífico por dois ou três dias sem que o sabor ou a textura se alterem (mas cuidado com o que leva produtos lácteos para não provocar intoxicações). O miúdos adoram gelados e podem fazer-se uma semana antes. Há petiscos que podem ser feitos na véspera como pizzas, quiches, bolos ou queques salgados (os rissóis e croquetes devem ser feitos alguns dias antes e congelados, assim na hora é só fritar). Se possível devemos arranjar alguém que nos possa ajudar, um familiar, uma amiga, ou até mesmo o nosso marido. Preparei uma festa para 50 pessoas e fi-lo sozinha com a ajuda do meu marido (note-se que ele apenas lavou louça, parece pouco, mas foi uma ajuda fundamental porque nessas ocasiões sujamos imensa louça e a cozinha fica caótica). Não são precisas muitas pessoas para ajudar, às vezes quanto mais gato mais rato, é preciso é que seja alguém que esteja 100% disposto a ajudar. Levantar cedo no dia da festa também é meio caminho andado. Podemos preparar tudo com calma e se porventura tivermos o azar que alguma coisa corra mal, ter tempo extra é muito útil. E o facto de nos levantarmos cedo também faz com que as coisas fiquem prontas mais cedo, assim na hora de receber os convidados estaremos completamente disponíveis. Se possível devemos levar as crianças aos avós ou a alguém que tome conta delas. Por muito queridas que sejam nestes momentos de azáfama podem atrapalhar um bocadinho. A decoração do salão pode ser feita dias antes deixando apenas os balões para o dia anterior (para não esvaziarem, claro). O nosso marido pode perfeitamente tratar das decorações juntamente com os miúdos. Assim só temos de dar um retoque final! Escolher com antecedência os pratos em que vamos servir as comidas também é um bom truque. Assim, para além de já estarem lavados, teremos a certeza que cabem na mesa e na hora não andamos feitas parvas à procura de um prato que nem nos lembramos onde pode estar.

2 comentários:

  1. Parece-me que tu e o teu marido são um bom par para organizar festas ;)
    Nunca experimentei fazer uma festa assim para tanta gente, deve ser complicado... Mas gostei das sugestões! Coisas que possam ser feitas com antecedência dão sempre muito jeito, é agradável saber que já se tem uma parte pronta para facilitar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos se me dissessem que eu ia organizar festas sozinha para tanta gente dava-me uma coisinha má! Mas acredita, com 3 filhotes já temos obrigação de preparar as festas de olhos fechados! O meu marido, coitado, não cozinha mas lava a louça toda! Ele até já diz que tem curso superior na lavagem de louça! Ele às vezes comenta que devíamos abrir uma empresa de Catering! Já lhe disse, se ele me quiser matar bora nessa! Brincadeiras à parte, faço com muito gosto e tenho a certeza que qualquer pessoa consegue fazer o mesmo.

      Eliminar

Grata pelo seu comentário!