Bacalhau Demolhado

Imagem retirada da net
(http://grupeixe.pt/wp-content/uploads/2015/02/Lombo_centro.jpg)

Cá em casa gostamos muito, mas mesmo muito de bacalhau. É um peixe muito versátil, dá para muitas refeições e é muito saboroso. Raramente compro bacalhau demolhado. Opto por comprar bacalhau seco e peço para cortarem na peixaria ou então, quando tenho pressa, opto por aqueles sacos em que o bacalhau já está cortado. Sai mais barato do que comprar demolhado e podemos demolhar ao nosso gosto deixando-o com o teor de sal que pretendemos. Acontece que por vezes quando tenho de fazer bacalhau, ou porque surgem visitas ou porque quero um prato mais especial e não tenho tempo para demolhar o bacalhau, que é um processo um pouco demorado, dá sempre jeito ter bacalhau já demolhado. Então como faço? Quando compro, escolho algumas peças e demolho-as. Antes de mais, como é que faço este processo? Primeiro passo o bacalhau por água corrente, depois coloco-o num recipiente grande com água fria e a pele virada para cima, depois deixo-o durante 2 a 3 dias e vou trocando a água duas vezes ao dia (quantas mais forem as postas maior deve ser o recipiente ou então deve-se trocar a água com mais frequência, e atenção que as peças mais finas perdem o sal mais rápido logo devem ser retiradas mais cedo). Há quem deixa o bacalhau demolho durante quatro dias. Eu não acho necessário porque não me interessa que o bacalhau perca todo o sal, o facto do bacalhau ficar com um pouco do seu sal faz com que eu não tenha de adicionar mais sal no cozinhado. Depois escorro bem a água e congelo as postas em sacos individuais, assim tenho sempre bacalhau demolhado pronto a ser utilizado!

18 comentários:

  1. Bom dia :)

    Esse procedimento que referes é o que eu também adopto para ter sempre à mão umas postas do fiel amigo prontas a cozinhar !
    Por vezes também as demolho em leite, para alguns pratos.
    O sabor fica excelente e as lascas do bacalhau ficam super macias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também uso esse truque do leite mas só na última muda de água (excepto quando é para congelar, aí opto sempre por água, manias!). Outro truque que uso também é cozer o bacalhau em leite para certos pratos. Fica macio e super saboroso. Beijinho

      Eliminar
  2. Em casa compro sempre fresco quando apanho bom bacalhau em promoção ainda melhor coloco em agua e vou mudando:)
    Pelo que vi fazemos igual:)

    Grande beijinho e obrigada pela visita ao meu blogue:*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer, é sempre um prazer ver os teus prazeres saudáveis! Beijinho

      Eliminar
  3. Eu não costumo fazer bacalhau, como mais é quando a minha avó faz :P Gosto bastante, desde que não seja muito salgado. As dicas foram úteis! Só acrescentava uma: Cuidado com o bacalhau seco, já me arranhei com aquilo :P Haha

    ResponderEliminar
  4. Também faço como tu só que deixo menos tempo...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do bacalhau, mas há uns tão salgados que é uma complicação tirar o sal e depois há outros que perdem o sal rápido demais! Beijinho

      Eliminar
  5. Eu há já algum tempo só compro bacalhau já demolhado e congelado, porque não sei escolher o salgado e nunca acertava, ou é seco, ou escuro, ou fica salgado, ou passa do ponto e fica desenxabido.... por isso congelado e fica sempre delicioso, é mais caro, mas também escolho só os lombinhos e não vem rabo nem orelhas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inicialmente também sentia essa dificuldade, mas depois foi fácil perceber como escolher e percebi também que assim poupava dinheiro. Às vezes compro na peixaria e peço para cortarem, mas na maioria das vezes compro sacos com bacalhau já cortado (assim escolho o saco só com as peças que mais me agradam). Nunca escolho o mais barato (é o mais barato mas também mais amarelado e rafeiro) e também nunca escolho o mais caro. Opto sempre pelo intermédio, reparo se tem bom aspeto e depois escolho o saco que tem mais pedaços bons. Depois o processo de demolhar é como referi no post e nunca falha. Ainda ontem fiz um prato de bacalhau com um que eu tinha demolhado e guardado no congelador, e estava perfeito em termos de sal e de textura! Beijinho

      Eliminar
  6. Boa dica ;)

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que possa ser uma dica útil! Beijinho

      Eliminar
  7. Faço exactamente da mesma forma, costumo colocar uma rede de plástico no fundo para que as postas não fiquem em contacto com o sal que se acumula. Por coincidência hoje coloquei bacalhau a demolhar!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rede é uma boa ideia! Também tenho de demolhar mais porque o que tinha no congelador já acabou! Beijinho

      Eliminar
  8. Também faço assim quando não o compro já demolhado, e não é preciso muitos dias, senão fica sem sabor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ate convem que fique com um pouquinho de sal, assim nao precisamos de juntar mais na comida! Beijinho

      Eliminar
  9. Também é o que faço quando compro bacalhau seco. Mas muitas vezes por comodismo acabo por comprar o bacalhau já demolhado e congelado. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o bacalhau demolhado aqui não fosse tão caro, de vez em quando também comprava para certos pratos! Beijinhos

      Eliminar

Grata pelo seu comentário!