Imagem retirada da net (http://www.fruter.pt/galeria/index.php) |
Os Açores pelo seu potencial florístico, abundante, diversificado e não sazonal, aliado a um clima ameno, possuem excelentes condições para a prática apícola. De todos os produtos diretos da colmeia, o mais conhecido é o mel. É conhecido pelo seu valor nutritivo e também pelas suas virtudes curativas no âmbito da medicina popular. O mel é essencialmente rico em açúcares dos quais se destacam a glucose e a frutose. A sacarose (açúcar comum) ocupa no produto uma percentagem por vezes insignificante (em média 5%). Pela sua baixa concentração em sacarose, o mel pode ser ingerido (sempre de forma adequada e sensata), por todos aqueles que não podem usar o açúcar vulgar. O mel estimula a produção de sangue e linfa, permitindo assim uma feliz sinergia entre as defesas imunitárias estimuladas e as substâncias anti-bacterianas do mel. O mel produzido pelos apicultores associados à FruterCoop é por excelência um produto natural proveniente exclusivamente de flores não possuindo na sua composição qualquer composto produzido artificialmente. Como é uma miscelânea de néctares de várias espécies florais, as propriedades da flora que lhe deu origem podem ser encontradas no mel (e isso percebe-se muito bem quando o provamos). O Mel da Fruter é um produto com garantia de qualidade, com características físico-químicas e organolépticas específicas (cor, aroma, textura, sabor), uma vez que é analisado segundo os seus parâmetros físico-químicos com o objetivo de se comercializar um produto indemne que se enquadre nas normas comunitárias.
Adoro mel, muitas vez como pão simples ou torrado com manteiga e mel. Também adoro água-mel, embora não se faça em todo o lado. Felizmente tenho a sorte de comer mel sempre caseiro e nunca tive que comprar no supermercado.
ResponderEliminarE agora que tenho andado meio constipada tem sido comer mel com limão e chá de limão com mel. :D
Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
O mel é um alimento fantástico. É algo que consumo diariamente e como não tenho caseiro este da Fruter é uma excelente escolha. Beijinhos
EliminarSe há coisa que tenho sempre em casa é mel. Adoro, é super saudável e fica bem com quase tudo.
ResponderEliminarBjos
É bom e faz bem! Beijinhos
EliminarHummm, esse mel deve ser dos Deuses mesmo!
ResponderEliminarBjsss amiga e uma ótima tarde p/vcs
É muito bom! Beijinhos
EliminarEmbora eu não seja fã de mel, confesso que tenho sempre um frasco cá em casa que costumo comprar quando vou aquelas feiras gastronómicas :)
ResponderEliminarGulosoqb
Cá em casa também há sempre mel! Numa próxima feira dessas fica antenta a ver se vês este mel! Beijinhos
EliminarAdoro mel ; )
ResponderEliminarGosto imenso de mel e tenho-o sempre em casa. Uso-o ( com moderação) ao pequeno-almoço na aveia, em batidos e nos iogurtes com granola por exemplo. Adoro ! Este mel só pode ser ótimo! ;)
ResponderEliminarBjn
Márcia
É mesmo muito bom! Beijinhos
EliminarTinha comprado mel que estava guardado num armário e reparei que era desta marca. :) Mal posso esperar para o provar.
EliminarBjn
Boa! Depois quero saber o que achaste! Beijinhos
EliminarEu também gosto muito, uso muito em bolos, comida e temperar o chá, bjs.
ResponderEliminarTambém eu! Fica bem em tudo, até em peixe! Ainda ontem fiz salmao com mel da Fruter. Beijinhos
EliminarEu adoro mel de qualquer maneira... nas torradas, na carne,nos bolos... que belo produto. bjs
ResponderEliminarÉ mesmo, e este feito nos Açores é particularmente especial! Beijinhos
EliminarVou procurá-lo! :)
ResponderEliminarBeijinho
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/
Aí encontras de certeza! Beijinhos
EliminarAdoro mel! Agora no inverno consumo quase que diariamente. Não conheço esse, mas vou procurar.
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Comigo passa-se o mesmo, quase não há dia que não o consuma! Se encontrares tenho a certeza que vais gostar! Beijinhos
EliminarNão sou grande fã de mel, mas tenho sempre em casa, para usar em bolos e no chá de limão :) não conhecia este, tenho que o procurar!!!
ResponderEliminarBeijinhos
É daquelas coisas que todos devemos ter em casa! E no chá de limão não há mesmo nada melhor do que o mel! beijinhos
EliminarExecelente artigo querida!!
ResponderEliminarAlém do mel um dia experimenta o agave, geleia de arroz ou de milho :)
Vais adorar.
Beijinho muito grande
Obrigada! Até gostava de experimentar mas não encontro nenhum deles aqui. Por isso nas receitas que os pedem eu acabo por usar o mel! Beijinhos
EliminarPara ser sincera acho que nunca provei este mel, apesar de ter sempre algum em casa! Faz bem, sabe bem ( em pequenas quantidades) e nunca falta!
ResponderEliminarbeijinhos
Este é muito bom! Beijinhos
EliminarE que rica colherada dava eu nesse mel!
ResponderEliminarSempre que passo por aqui, tenho vontade de ir a uma mercearia fina :)
Tenho a certeza que neste mel não davas só uma colherada! Ia ser logo duas ou três! Tens de ir a uma loja de produtos Açorianos, perdes-te lá com tanta coisa boa! Beijinhos
EliminarÉ incrível a diferença que pequenas coisas fazem... O facto de o açúcar comum ser constituído por um dissacarídio (sacarose) composto por frutose e glicose e o mel ser em grande parte constituído por estes dois monossacarídeos separadamente tornar o segundo diferente é mesmo interessante :)
ResponderEliminarEsse mel parece-me mesmo bom!
Há muito tempo que o mel passou a ter uma papel preponderante cá em casa. Obviamente engorga, mas pelo menos é um açucar bom! Este é ótimo, mas espera pelo que vou mostrar durante a semana, é dos deuses! Beijinhos
Eliminar