Entupimentos na Cozinha

Imagem retirada da net
(http://tft.pt/Upload/Product/Image/Bicha%20desentupir%2010m%20Kibon%20-%20G.jpg)

Era Sábado à noite. Tinha estado a fazer o jantar e por conseguinte tinha alguma louça para lavar. Quando fui fazê-lo a pia não esgotava. Nenhuma delas esgotava. Nisto recebo uma chamada da minha mãe: "Tenho filhós fritas quentinhas, apareçam por cá". Boa... mas que altura mais interessante para a canalização entupir! É que já não bastava ser fim de semana, ainda me iria tirar o prazer de comer umas filhós acabadinhas de fazer (as da minha mãe são só as melhores do mundo)! Costumava ter em casa um produto extremamente eficaz que usava de vez em quando, quer na cozinha quer na casa de banho, para prevenir estas situações aborrecidas. Infelizmente havia algum tempo que não fazia isso pois o tal produto já tinha acabado e nunca mais comprei porque já não era comercializado. Se eu tivesse o tal produto sei que tinha resolvido a questão em menos de nada! Como não era capaz de resolver a situação sozinha recorri ao meu marido. Àquela hora já estava tudo fechado, por isso usámos os recursos que tínhamos disponíveis. Nada resolveu. No Domingo tentámos novamente. Acabei por fazer alguns produtos caseiros (bicarbonato com vinagre, bicarbonato com coca-cola, etc), mas também não resultou. Restava-nos esperar por Segunda-Feira para poder ir à procura de alguma coisa realmente eficaz. Na segunda de manhã comprámos soda cáustica para desentupir canos e um cabo de aço forte com forma de mola próprio para o efeito (como o da imagem). E assunto resolvido. Podia ter chamado o canalizador. Mas não gosto de incomodar ninguém ao fim de semana. Além do mais eu tinha a certeza que, com os produtos certos, seríamos capazes de resolver a situação sem depender de ninguém. Por isso já sabem o que fazer se vos acontecer o mesmo! Em todo o caso, e como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar, por isso basta que de vez em quando joguemos pelo cano abaixo um produto para desentupir canos e assim estamos a evitar que se formem entupimentos que, como sempre, acontecem nas alturas mais inconvenientes!

52 comentários:

  1. É daquelas coisas que tenho pavor. Entupimentos = cheiros = muito trabalho.... E nem sempre as soluções caseiras resolvem. Mas enfim... O que vale sao alguns bons produtos e bons profissionais. Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o pior é que estes entupimentos acontecem sempre nas alturas mais inconvinientes! Beijinhos

      Eliminar
  2. É uma chatice... Ainda não passei por isso, mas também ainda só moro nesta casa há 5 anos... Mas tens toda a razão, quando tem de acontecer, escolhe sempre a pior altura :P
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres o meu conselho?! Não esperes que aconteça! Faz a manutenção, assim vais evitar muita chatisse! Eu costumava fazer mas como expliquei passei algum tempo sem fazer e deu no que deu! Beijinhos

      Eliminar
  3. Hello amiga, já estou de volta!
    Outro dia aconteceu o mesmo aqui em casa mas foi com o vaso sanitário,
    joguei bicarbonato com vinagre, coca-cola e outros truques, uma vizinha
    nos socorreu e no ensinou o truque com folhas de jornal é uma benção
    desentupiu na hora.
    Gostei desse seu desentupidor, bela dica!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Eu teria chamado um canalizador :)
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá não há canalizadores, há os faz tudo, por isso se eles conseguem eu também havia de conseguir! E se tivesse acontecido num dia de semana tinha resolvido a coisa mais depressa! Beijinhos

      Eliminar
  5. Infelizmente já tive desses problemas e são uma chatice de resolver, agora também somos mais da prevenção, assim que desconfiamos que algo vai acontecer toca logo de tomar medidas e não deixar chegar ao ponto critico!
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo o melhor a fazer, mais vale prevenir do que remediar! Beijinhos

      Eliminar
  6. Espero que nunca me aconteça! De qualquer forma é sempre bom estarmos informadas. Obrigada pela partilha.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. E olha que eles cobram imenso, se forem a casa,....o dinheiro que poupaste :)
    No outro dia, o meu micro ondas avariou e uma empresa que entrei em contacto, só por ir lá a casa tinha que pagar 25€ e depois ainda o arranjo,...andam doidos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poupei sim. Há muitas coisas que conseguimos fazer sozinhos sem ter de recorrer a alguém especializado. Este foi um desses casos! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá,
    Já me aconteceu com a máquina da roupa e no dia seguinte lá fui eu tratar do assunto. Resolvi sem produtos mas, a tua informação é bem importante para evitar estas coisas! Beijinho, boa semana e obrigada por estares aí!
    Segredos da Mimi
    www.segredosdamimi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes ficamos meio bloqueados sem saber o que fazer! Beijinhos

      Eliminar
  9. Também me aconteceu há uns meses mas não foi tão mau como o teu, ainda corria a água, apenas muito lentamente. A solução foi a que tu usaste mas no meu caso como tinha um tubo com uma curva estranha, foi mais complicado e quase foi "pior a emenda que o soneto", mas lá se resolveu. Realmente também tinha um produto que o meu pai comprava super eficaz mas parece que agora tudo que era bom, eles deixam de fabricar, deve ser para gastarmos mais e mais dinheiro.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre assim, aquilo que é bom desaparece. Não é só para nos fazer gastar dinheiro (mas também), mas há produtos tóxicos que vão sendo proibidos e por isso os produtos são alterados e deixam de ser tão eficazes e noutros casos deixam mesmo de ser comercializados. Beijinho

      Eliminar
  10. É realmente aborrecido quando isto acontece. Mais vale mesmo prevenir e, por isso, lá vou eu usar desentupidor de canos, não vá o diabo tecê-las, eheh
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    tens toda a razão! E isso é uma coisa tão aborrecida! Eu também ponha, de vez em quando, um produto para desentupir!

    Ainda bem que ficou tudo resolvido! E as filhós, estavam boas?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As filhós já só comi no dia seguinte porque não pude lá ir naquele dia! Estavam boas, mas não há como filhós acabadinhas de fritar! Beijinhos

      Eliminar
  12. Felizmente nunca tive esse problema mas pode acontecer. Costumo ter alguns cuidados para evitar mas não estou livre. obrigada pelas recomendações. Bjinhos!!! :)


    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação chata mas que à partida se resolve sem grande dificuldade. Beijinhos

      Eliminar
  13. Nada como sermos nós próprios a resolver os nossos problemas.
    Ainda bem que conseguiram :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que, efetivamente, temos de recorrer a alguém especializado, mas neste caso eu estava convicta de que conseguíamos resolver sozinhos! Beijocas

      Eliminar
  14. É mesmo um sufoco quando isso acontece. Ainda bem que vc conseguiu resolver sem terceiros.
    Bjsssss amiga

    ResponderEliminar
  15. Também tenho um cabo destes. Nunca se sabe quando temos uma emergẽncia como tu tiveste. Ainda bem que tudo se resolveu. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas coisas que vale a pena ter guardado na arrecadação! beijinhos

      Eliminar
  16. Isso é muito chato! Ainda bem que conseguiste resolver.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Adoro suas dicas amiga pois imprevistos sempre acontecem!! bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é sempre quando menos esperamos ou nas alturas mais inconvenientes! Beijos

      Eliminar
  18. Amiga,
    um dia eu te explico como desentupir com jornal é super fácil!
    Bom fim de semana!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  19. Há dias assim, e temos que saber contornar os obstáculos.....beijinhos!

    Essa do jornal até eu queria saber Andréa.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, há dias assim! E o problema é que é sempre nas piores alturas! Beijinhos

      Eliminar
  20. Tenho no lava loiça uma coisa que adorei quando comprei a casa. Um triturador de lixo. não há arrozinho nem migalhas que resista e nunca me entope o lava loiça. Já na casa de banho faço ás vezes isso, compro uma embalagem de produto desemtupidor e vai cano abaixo... Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço esses trituradores, são muito eficientes mas nunca investi em nenhum. Desde que eu faça a prevenção não há problema, o problema é quando não se faz! Beijinhos

      Eliminar
  21. Estas situações são tããão chatas! E pior ainda quando demoram algum tempo a ser resolvidas. Ainda bem que arranjaste solução :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderia ter resolvido muito mais rápido mas o facto de ser fim de semana não ajudou! Felizmente foi muito fácil! Beijinhos

      Eliminar
  22. Há dias de azar.. mas podia ter sido pior e já não teres filhós para provar :-)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois! Mas também só tive no dia seguinte, já não é a mesma coisa! Beijinhos

      Eliminar
  23. Antes de mais sim, podes cá vir almoçar ehehe :) quanto a esta situação, ainda bem que se resolveu! mas realmente perder as filhós ...eu achoq ue teria deixado tudo e corrido para elas :D ehehe beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vivesse mais perto ia de certeza!
      Bem que me apeteceu correr para elas! Mas era uma chatice deixar a cozinha e o armário inundado com a água que verteu do cano! beijinhos

      Eliminar
  24. isso aconteceu-me umas 3 vezes na antiga casa...que era no 3 andar...íamos a chegara casa e a agua a cair na escadaria...nem queríamos abrir a porta :/ mas aí foi da máquina de lavar roupa e tivemos de mudar o chão..... TODO...para agora já nem vivermos nessa casa por questões que enfim... mer...da vida se me entendes...e que já tinha sido paga a pronto uma vez... coisas... quanto a tortilhas de atum...eu adoroooo com tudo :D ehehe beijinhoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas situações são tão chatas, principalmente quando se vive em apartamentos. Eu sei que é uma questão de hábito mas não sei se me habituaria facilmente a viver num apartamento. O que vale é que o meu chão ee de cerâmica, é só limpar. Beijinhos

      Eliminar
  25. A vida tem destes imprevistos, felizmente nunca me vi numa situação dessas :)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  26. De vez enquanto também acontecem estes chatos entupimentos por aqui =/ Mas ainda bem que existem vários instrumentos para os resolver :P

    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sempre situações chatas que nos põem os cabelos em pé, mas que também se resolvem com alguma facilidade! Beijinhos

      Eliminar

Grata pelo seu comentário!