Imagem retirada da net (http://www.fruter.pt/galeria/index.php) |
"A FruterCoop resolveu apresentar um novo "velho" produto da colmeia utilizando técnicas tradicionais de extração como a prensagem dos favos, tal como outrora se fazia com os cortiços, para obter um mel característico de outros tempos. O Mel Prensado é mais encorpado, com uma consistência espessa e com sabores mais fortes agregados a aromas também eles tradicionais. Tal se deve à maior quantidade de Pólen que este método permite arrastar dos favos juntamente com o mel, conferindo-lhe características especiais, acabando por resultar num produto mais nutritivo e do agrado de todos. O Pólen que enriquece o Mel Prensado já foi processado pelas abelhas, naturalmente enriquecido com própolis e ligeiramente levedado, recebe a designação de Pão de Abelha e é um alimento bastante completo".
Posto isto só podemos concluir que o Mel Prensado da Fruter é um produto de excelente qualidade. Realmente tenho memórias do mel tradicional pois um tio meu era apicultor nas horas vagas, actividade que fazia com grande paixão. Desde que ele deixou a apicultura nunca mais eu tinha provado um mel com aquelas características. Até ter provado o Mel Prensado da Fruter! Só pela cor e densidade percebemos logo que é um mel diferente. E depois o sabor não tem nada a ver com aqueles méis quaisquer que se compra no supermercado. E poderão dizer-me "ah, mel é mel". Nada disso. Quem já provou mel tradicional e quem já provou mel do que se compra no supermercado sabe perfeitamente que há uma enorme diferença. Porque o mel que se compra no supermercado é feito de forma industrial, para render e para ser barato, logo não pode nunca ter a qualidade de um mel que é feito de forma natural e tradicional. Obviamente, a produção deste mel é muito reduzida uma vez que o mesmo é obtido através da prensagem das ceras resultantes da desoperculação. Pelas razões que citei no início mas também pelo facto de ser um mel Açoriano com características peculiares de aroma e paladar, este é o mel perfeito! Se o virem por aí à venda não o deixem escapar!
Bom dia! Eu sou uma fã incondicional de mel e tenho sempre em casa. Tenho que experimentar este :)
ResponderEliminarBjinhos
Este é uma explosão na boca! Forte, intenso, saboroso, com aquele gosto de mel à antiga! Faz-me mesmo viajar no tempo! Beijinhos
EliminarEu só uso mel caseiro. É caro? É... Mas o sabor é completamente diferente do comprado que só provei uma vez e chegou. Por norma, arranjo sempre nos apicultores que vivem perto de mim e é um produto que apoio incondicionalmente que se compre dos caseiros ao invés dos hipermercados. Já fui perto de umas colmeias mas só conheço assim muito superficialmente os processos de extração e tratamento do mel, mas esse mel prensado parece-me muito bem e imagino que o sabor seja diferente e muito bom. Gosto deste género de produtos naturais.
ResponderEliminarOlha, quem me dera que pudesses provar este! No chá dá um gostinho maravilhoso, sabe mesmo ao chá que as nossas avós faziam! E até nos bolos dá um toque muito especial e pronunciado! Sou fã deste mel! Quem mete o bico neste não quer nenhum outro de supermercado, isso posso garantir! Beijinhos
EliminarDeve ser uma delicia esse mel. Obrigada pela informação sempre tão útil. Bjinhos!! :)
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby & sabores da Vida
Nem consigo explicar o quão bom ele é! Beijinhos
EliminarEu tenho sempre mel caseiro, de pessoas que vão oferecendo aos meus pais!
ResponderEliminarÉ completamente diferente do sabor do mel do supermercado!
Fiquei curiosa com este :)
Gosto tanto de mel.
Um beijinho
Nada como um mel como este, não se compara com o mel do supermercado. Beijinhos
EliminarDever ser óptimo! Adoro mel!
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
É maravilhoso! Beijinhos
EliminarMel uma das coisas que não pode faltar na minha casa um dos meus filhos compra a um colega dele que é mesmo caseiro e muito bom...um beijinho.
ResponderEliminarNão há como o mel caseiro, é como este da Fruter, é uma maravilha! beijinhos
EliminarRealmente não tem nada que ver o mel de compra com o mel caseiro. Adoro o mel que está nos favos, apesar de há algum tempo que não tenho acesso a favos de mel. Pela tua descrição o sabor deve ser semelhante ao que eu comia dos favos. :)
ResponderEliminarBeijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Este tem mesmo aquele sabor caseiro e natural, como o mel de antigamente! É tão bom! Beijinhos
EliminarEu adoro mel, quase todos os dias como um bocadinho... hehehe.
ResponderEliminarBeijinhos
Também eu, ainda por cima este é maravilhoso! Beijinhos
EliminarEmbora eu não seja fã de mel, tenho sempre um pote ou dois cá por casa, geralmente comprados naquelas feirinhas de produtos regionais. O sabor nada tem a ver com os do supermercado realmente. Essa marca nunca vi à venda por cá mas se um dia a vir, experimento :)
ResponderEliminarEste mel já é especial devido às caracteristicas que mencionei, e ainda por cima tem gostinho a Açores! Beijinhos
EliminarOlá,
ResponderEliminarConcordo contigo, obrigada pelas dicas!
Beijinho e boa semana.
Beijinhos
EliminarAdoro mel, mas nunca compro nos supermercados, o meu pai compra sempre num senhor da aldeia e eu fico sempre com um frasquinho para mim :) É delicioso. Ja experimentei outros e só gosto daquele, nao sei se por ser feito artesanal e em casa, pois ha muitos de fabricas que não é so mesmo mel que metem dentro do frasco :/
ResponderEliminarÉ como este, mel assim não tem comparação! Beijinhos
EliminarTens toda a razão! Tenho a sorte de consumir apenas mel artesanal que me é oferecido e não tem nada a ver com o industrial.
ResponderEliminarBeijo
O mel artesanal é sempre a melhor opção e este da Fruter trouxe-me ao palato e à memória o sabor do mel de outros tempos! Beijinhos
EliminarNão sou muito apreciadora de mel. O industrial nada tem a ver com o artesanal, nem parece o "mesmo produto" :P
ResponderEliminarBeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Este mel é realmente especial! Beijinhos
EliminarTanta qualidade num só mel! :P Tenho e experimentar :)
ResponderEliminarÉ mesmo do melhor que há! Beijinhos
EliminarOlá Elisabete: adoro mel e fico sempre contente de conhecer produtos dos Acores....beijinhos
ResponderEliminarÉ uma prazer poder divulgá-los! Beijinhos
EliminarPela descrição este mel deve ser absolutamente maravilhoso. Vou anotar para não me esquecer pois fiquei com imensa vontade de provar. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarManuela
Aconselho vivamente a experimentar, transporta-nos para o antigamente! Beijinhos
Eliminar